Tags: , , , | Categories: Metodologia Posted by Rafael on 30/10/2010 05:43 | Comentários (2)

Pessoal, hoje venho com um post bem pequeno, porém interessante. Na verdade, é mais uma curiosidade sobre Terminologias de TI.

Já ouvi diversas vezes: "Utilizamos uma Medologia de Desenvolvimento baseado em RUP na empresa na qual eu trabalho", ou então, "Utilizamos um Processo de Desenvolvimento baseado em RUP na empresa na qual eu trabalho".

Mas, afinal de contas, Metodologia e Processo são a mesma coisa?

A resposta é não! 

A Metodologia define o Processo a ser executado. Assim sendo, o que usamos e/ou executamos durante o Desenvolvimento de um Software é um Processo baseado em uma Metodologia qualquer.

Pra quem não sabia a diferença, fica aí a dica.

Até mais!

Comentários

bruce Brazil on 20/04/2012 09:17 então... me surgiu essa dúvida hj lendo um livro e ele aborda da mesma maneira que vc.

Vc teria em exemplo de MÉTODO ou METODOLOGIA, ou teria como dar um nome a um método para melhor compreensão.





tirei esse texto do site, improveit.



Existe uma confusão entre os termos método, metodologia e processo de desenvolvimento de software. Isso envolve o XP na medida em que alguns dizem que XP é um método, outros afirmam ser uma metodologia, um conjunto de práticas, uma disciplina, um processo etc. A confusão existe porque não há um consenso universal sobre esses termos. Lendo diferentes dicionários, descobre-se que há certa divergência entre as definições. Ou seja, o termo metodologia, por exemplo, é definido de um jeito em um dicionário e de uma forma ligeiramente diferente em outro.



No dia-a-dia, é comum as pessoas usarem estes termos como se tivessem o mesmo significado. Ou seja acreditam que método, metodologia ou processo significam basicamente uma forma de fazer algo. No caso de XP, trata-se de uma forma de desenvolver software. De modo um pouco mais formal, pode-se dizer que estes termos se referem a: um conjunto de princípios, regras e práticas usados para criar programas de computador.
Rafael S. Fernandes Brazil on 22/04/2012 23:18 Olá Bruce!



Tenha em mente que a Metodologia é um conjunto de melhores práticas e padrões, que definem um processo. A Metodologia é teórica. O processo é prático.

Se pensarmos no RUP, vemos o RUP como uma Metodologia muito vastas, que define vários Processos de desenvolvimento de software. Porém, a Metologia RUP não é executada, mas sim, os diversos Processos por ela definidos.



Ficou mais claro?



Grande abraço!
Os comentários estão fechados